sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular

A universidade espera que mais de 60 mil estudantes participem do processo seletivo 2008. Os candidatos que se autodeclarem índios, assim como os afrodescendentes, também terão direito ao sistema de reserva de vagas.

Foram prorrogadas, até dia 14 de outubro, as inscrições para o vestibular 2008 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Os candidatos poderão fazer a inscrição, exclusivamente, pela
internet. O vestibulando deve preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico para depois imprimir o boleto bancário referente à taxa no valor de R$80. A universidade espera receber mais de 60 mil inscrições.

A UNEB oferece 4,9 mil vagas na capital e em 23 municípios do interior onde tem campi. As provas acontecem nos dias 20 e 21 de janeiro de 2008, com início das aulas previsto para junho.

Para tirar dúvidas sobre os procedimentos e para realizar inscrições de candidatos sem acesso a internet, a universidade disponibilizou salas de atendimento em todas as suas unidades. Em Salvador, o posto de atendimento fica localizado no Infocentro da universidade, no Cabula. Os candidatos também podem tirar dúvidas consultando o
Manual do Candidato no site da instituição.

AÇÃO AFIRMATIVA

Pioneira na implantação do sistema de cotas, a Uneb implantará um novo programa de ações afirmativas para ampliar a democratização do ensino superior. Segundo o site da instituição, desde 2002, 40% das vagas da universidade são destinadas para estudantes negros vindos de escolas públicas. Este ano, os estudantes que se autodeclaram índios também terão direito ao beneficio, sendo reservado 5% das vagas.

Segundo Romilson da Silva Sousa, da Comissão de Ações Afirmativas da Uneb, “a intenção da universidade não é civilizar o índio e sim, promover oportunidades de inclusão social que respeitem suas peculiaridades culturais”.

A universidade também distribuiu cerca de 8 mil vagas para estudantes pobres que solicitaram a isenção da taxa de inscrição no processo seletivo. Os estudantes do projeto Universidade Para Todos também tiveram direito a descontos de 50% na inscrição.

Nenhum comentário: