quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Bahia tem 79 cursos de pós-graduação avaliados pelo MEC

Nenhum dos cursos avaliados, pelo Capes, na Bahia, recebeu a nota máxima; os cursos da Ufba receberam as melhores notas.

O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), divulgou, na última quarta-feira (10), os resultados da avaliação dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), que realiza a cada três anos, em todo País. Nenhum dos cursos avaliados, pelo Capes, na Bahia, recebeu a nota máxima (7). Os quatro cursos que levaram nota 6 são da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

No Estado, dos 79 programas avaliados, dentre instituições públicas (federais e estaduais) e privadas, 35 alcançaram a nota três, 31 ficaram com nota quatro, nove obtiveram a pontuação cinco. A avaliação analisou o desempenho de qualidade relativo ao período 2004/2006. Dentre os programas mais bem conceituados (que alcançaram a nota seis), estão os de saúde coletiva, patologia humana, medicina e saúde e artes cênicas, todos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Confira a relação completa dos cursos avaliados no site Capes.


*Com informações de A TARDE.

|CURTAS| Agende-se

II Festival Integrado de Cinema Universitário

  • Os interessados em se inscrever no II Festival Integrado de Cinema Universitário têm até 26 de outubro para realizar as inscrições. Os vídeos devem ter, no máximo, 15 minutos de duração, terem sidos produzidos por universitários e se encaixar nas categorias de ficção, documentário, animação ou vídeoclipe/ vídeoarte. O evento é organizado por estudantes de Comunicação UFBA. O festival também visa a fomentar a discussão sobre a produção audiovisual através de palestras, oficinas e mesas-redondas. Todas essas atividades e a projeção dos filmes inscritos serão na Sala de Arte da Ufba entre 7 e 9 de novembro.

II Encontro de Leitura e Literatura da Uneb

  • Entre os dias 25 e 27 de outubro, as práticas de leitura e literatura na educação serão discutidas por especialistas de todo o país durante o II Encontro de Leitura e Literatura da Uneb (Elluneb). Com o tema Entre discursos, práticas e mediações em espaços de leitura e literatura, o evento acontece no auditório das Faculdades Integradas Olga Mettig, em Salvador. As inscrições estão abertas, somente pela internet, até o dia 20. Conferências, mesas redondas, oficinas e mini-cursos marcam a ampla programação do encontro que irá discutir a contribuição da literatura para a formação de identidades em diferentes contextos culturais.

Inscrições para vestibular da Uefs

  • A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com as inscrições abertas, até o dia 21 de outubro, para o processo seletivo 2008.1. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, exceto para os estudantes contemplados com a isenção total da taxa do vestibular, que devem comparecer no campus no período de 15 a 19 de outubro. São oferecidas 785 vagas em 22 cursos, inclusive Medicina, Farmácia e Engenharia da Computação, oferecidos somente no prosel de início de ano.