segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Vestibular: Uneb recebe pedidos de isenção


Já estão abertas, e prosseguem até o 19 de agosto, as inscrições para o pedido de isenção da taxa do vestibular 2008 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A previsão é que cerca de oito mil estudantes sejam beneficiados com a isenção.

Os pedidos só podem ser realizados pela internet, no endereço eletrônico da universidade (www.uneb.br). O candidato deve preencher o formulário e pagar uma taxa de R$ 5, até 20 de agosto. O comprovante deve ser guardado. O valor será descontado da taxa de inscrição integral dos candidatos que não tiverem seus pedidos aceitos.

Para solicitar a isenção, o candidato deve estudar ou ter estudado na rede pública de ensino e possuir um bom desempenho escolar. A lista de candidatos aprovados deve ser divulgada no dia 28 de agosto.

Os selecionados deverão entregar os documentos nos postos instalados no interior e na capital, nos dias 30 e 31 de agosto. Os estudantes isentos deve efetuar sua inscrição no vestibular entre 10 e 14 de setembro de 2007. A taxa de inscrição do vestibular da Uneb, em anos anteriores, foi de R$75.

Dia do Folclore é comemorado com exposição

O Museu Casa do Sertão e o Centro de Estudos Feirenses, vinculados à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), comemoram o Mês do Folclore com exposição de peças dos artesãos Mestre Vitalino, Marilene Brito e Dona Fia e de cordéis de regionalistas como Franklin Maxado e João Crispim Ramos. As obras ficam expostas até 31 de agosto.

A Exposição do Folclore, que acontece na Sala de Exposições Temporárias Dival Pitombo, localizada no Museu Casa do Sertão, campus universitário, tem o objetivo de divulgar aspectos da cultura popular da região de Feira de Santana. “prestigiando artistas populares que fizeram e fazem da região um lugar representativo nessa manifestação cultural”, salienta a diretora do Museu, Cristiana de Oliveira Ramos.

A exposição homenageia, ainda, o saudoso Bartolomeu Dias (que ficou popularmente conhecido como Mestre Muritiba). Ele é o criador da personagem “Dona Véia”, que aparecia em apresentações de mamulengos para divertir o público de Feira de Santana. O Museu Casa do Sertão está aberto ao público, mas as visitas em grupos devem ser agendadas com antecedência pelos telefones (75) 3224-8029 e 3224-8099.

*Fonte: Uefs