sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Jogos Estudantis atraem mais de cinco mil estudantes

Cerca de cinco mil estudantes participarão dos Jogos Estudantis Municipais, em sete modalidades. A competição começa amanhã e processegue até a primeira semana de novembro.

A terceira edição dos Jogos Estudantis Municipais teve início na tarde desta sexta-feira, com a presença de cerca de cinco mil pessoas, entre professores, organizadores e estudantes. O desfile, animado pelas bandas da Polícia Militar e de escolas participantes, fez o trajeto da Rótula dos Barris ao Ginásio Antônio Balbino (Balbininho), em Nazaré, com muito entusiamo. Oitenta e duas escolas participaram da abertura.

Mas nem todas estão inscritas nos jogos, que contará com representantes de 75 unidades educativas. Os jogos começam amanhã (20) e prosseguem até a primeira semana de novembro. Os estudantes poderão competir em sete modalidades: natação, atletismo, futsal, handebol, vôlei, capoeira e xadrez.

Segundo a organização dos jogos, devem participar dos jogos cerca de cinco mil estudantes da 1ª a 8ª série das escolas municipais divididos em quatro categorias: C (de 8 a 11 anos), B (12 a 14 anos), A (15 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos).

Para amanhã, estão programados oito partidas de futsal disputadas pelos alunos do Projovem – categoria adulto. Durante o campeonato, todos os jogos de futsal, handebol, vôlei e xadrez acontecem nas duas quadras da Escola Municipal Cid Passos, no Subúrbio Ferroviário. As modalidades natação, atletismo e capoeira devem ter o local confirmado na próxima semana.

Aprovação de adesão da UFBA ao Reuni vira confusão

Por Tássia Novaes, do A TARDE

A adesão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ao Reuni foi aprovada aos berros. O reitor Naomar de Almeida gritava para conduzir a votação, enquanto os estudantes tentavam interromper a tentativa de reunião do Conselho Universitário, na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da Faculdade de Direito.

A votação estava marcada para começar às 8 horas. Mas o reitor tomou posse do microfone, às 8h18, após ouvir várias paródias com relação à posição de parte dos estudantes contra a adesão ao programa do Governo Federal. “Peço que o espaço dos conselheiros seja desocupado”.

Mesmo com o microfone, foi quase impossível entender a fala do reitor. Em meio a confusão, de todo o discurso do dirigente da Ufba, apenas deu para identificar frases como, “Quem é à favor levante a mão? Quem é contrário à adesão?”. E assim foi feita a votação: entre os braços levantados dos protestantes acusando o reitor e os dos conselheiros, o reitor contava quem era contra ou favor.

Fonte: A TARDE