sexta-feira, 5 de outubro de 2007

|ESPECIAL| Educação e Pesquisa: uma aliança necessária

"A pesquisa exerce uma função importante, pois complementa a formação teórica de cada estudante na universidade", defende Efraim Souza Neto, estudante universitário.

Produzir conhecimento, e não somente reproduzir é compreendido por acadêmicos e educadores como indispensável para a formação dos estudantes no ambiente universitário. Na opinião de especialistas, a sociedade ainda dá pouca importância à universidade, não percebendo que aquele espaço vai além da graduação porque inclui a pesquisa.

Os dados que se referem à produção do conhecimento no Brasil destacam que as universidades públicas, apesar das dificuldades estruturais, ainda são as principais responsáveis por produzir e discutir a pesquisa científica no país. No entanto, ao se verificar a produção nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, o estudante se depara com outra realidade: poucos grupos de pesquisa, quando existentes; falta de professores e de estrutura que propicie esse desenvolvimento; além de poucos investimentos.

"As dificuldades hoje enfrentadas na produção do conhecimento não se restringem às instituições privadas, porque a realidade de escassez de recursos financeiros e de estrutura são comuns também nas universidades públicas", ressalta o professor universitário Maurício Mattos. A pesquisa, além de ser fundamental para o desenvolvimento local, também é relevante para a formação dos estudantes. Essa é a conclusão de diversos especialistas.

De acordo com acadêmicos, o Ministério da Educação (MEC) tem investido pouco em pesquisa. "Do orçamento das universidades federais, a maior parte dos recursos se destina à manutenção e pagamento de pessoal. O dinheiro da pesquisa vem mesmo dos órgãos fomentadores como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros. É através deles que os pesquisadores conseguem desenvolver seus trabalhos".

MUDANÇAS ESPERADAS

Segundo estudos desenvolvidos recentemente para verificar a produção científica nas universidades e sua importância para o crescimento do país, o pesquisador e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Carlos Roberto Appoloni diz: "o pesquisador cada vez mais está sendo chamado a atuar também na divulgação científica e outras formas de educação científica da população.

Na velocidade com que a ciência e a tecnologia têm impregnado a vida contemporânea, determinando inclusive a riqueza e o poder das nações, a educação científica está subindo cada vez mais na pauta de prioridades em todos os países do mundo". Para ele, o envolvimento dos pesquisadores brasileiros com a educação científica é ainda mais crucial, pois significa o desenvolvimento do país.

A importância da pesquisa cientifica na graduação é destacada também por inúmeros estudantes e professores universitários. Um exemplo disso é o estudante Efraim Batista de Souza Neto, que reconhece a relevância dessa ação em sua formação. "A pesquisa exerce uma função importante, pois complementa a formação teórica de cada estudante na universidade. Além disso, a pesquisa incentiva a formação dos profissionais acadêmicos de amanhã, e sua iniciação nos ajuda na formulação dos projetos de conclusão de curso e pós-graduações", defende Souza Neto.

Posição semelhante é defendida pelo professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Raphael Rodrigues Vieira. Para ele, "a pesquisa científica é importante para o estudantes porque é uma forma deles complementarem a sua formação na graduação e também de iniciarem o seu trabalho de pesquisa para uma futura pós e níveis acadêmicos mais avançados. Além de serem fundamentais para a formação intelectual dos discentes, porque com a pesquisa eles estão agregando novos conhecimentos dentro da graduação", conclui Vieira.

ENTREVISTA
Produção de conhecimento: cada vez mais escasso

"No Brasil ainda existem restrições para o financiamento da pesquisa em IES particulares", afirma Willian Giozza.

Em entrevista concedida ao repórter Juracy dos Anjos, o professor e coordenador do núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador (Unifacs), William Giozza fala da importância da produção do conhecimento para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento do Brasil. Além disso, ele ressalta que os investimentos governamentais na área de pesquisa científica, principalmente para as instituições de ensino privadas, não são suficientes.

"Nos países desenvolvidos como, por exemplo, os Estados Unidos, esses investimentos são realizados pelo Estado em parceria com as universidades (públicas ou privadas, indistintamente) e empresas", destaca. No Brasil, de acordo com o coordenador, ainda existem restrições para o financiamento da pesquisa em IES particulares. Confira!

Juracy dos Anjos - Qual a importância da produção do conhecimento (da pesquisa científica) para a formação do estudante e do país?

William Giozza - O estudante que participa do processo de produção do conhecimento (isto é, da pesquisa científica) enriquece sua formação acadêmica, seja pelo exercício da metodologia de investigação científica seja pelos novos conhecimentos adquiridos. Além disso, a iniciação científica é um processo dinâmico que permite ampliar a visão pessoal e profissional do estudante. Já para o país, é fundamental desenvolver sua indústria do conhecimento. Participar ativamente da produção de conhecimento e do desenvolvimento tecnológico é hoje uma necessidade para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

De acordo com especialistas, existe atualmente uma crescente reprodução do conhecimento (e pouca produção) pelas instituições privadas. Qual(is) a(s) interferência(s) que esse tipo de postura pode trazer para a formação do estudante?

O ganho para os estudantes de instituições que desenvolvem pesquisa é bastante claro. Além da oportunidade de participar do processo de produção de conhecimento, eles podem "beber" diretamente na fonte do saber.


Historicamente as universidades públicas se encarregaram, e se encarregam até hoje, da produção do conhecimento no Brasil, sendo que atualmente existem mais instituições privadas do que públicas. Como o senhor avalia esta situação?

Poucas Instituições Ensino Superior particulares usufruiram dos grandes investimentos públicos em recursos humanos e em laboratórios realizados nos anos 70 no Brasil. Mas algumas delas (e.g., PUCs) são reconhecidas hoje como centros de excelência de pesquisa em áreas específicas do conhecimento e seus alunos gozam dessa reputação.

Mais recentemente, outras IES particulares começaram a investir na formação de grupos de pesquisa e na oferta de programas de mestrado e doutorado. É o caso, por exemplo, da Universidade Salvador (Unifacs), que na Bahia é pioneira e referência em áreas do conhecimento como a de informática e a de energia. Hoje em dia o crescimento relativo do setor das IES particulares em termos de cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados) já supera ao das públicas.


Quais são os principais fatores que dificultam o investimento na área de pesquisa científica nas IES privadas?

A pesquisa científica exige muitas vezes investimentos massivos em infra-estrutura laboratorial e em recursos humanos qualificados. Nos países desenvolvidos como, por exemplo, os Estados Unidos, esses investimentos são realizados pelo Estado em parceria com as universidades (públicas ou privadas, indistintamente) e empresas. No Brasil ainda existem restrições para o financiamento da pesquisa em IES particulares. Por exemplo, existem editais públicos do MCT/CNPq que discriminam isso claramente.

No nosso entendimento os resultados da pesquisa e os pesquisadores formados nas IES particulares contribuem para o desenvolvimento do país da mesma maneira do que os formados pelas IES públicas. Nesse sentido, acreditamos que os pesquisadores e os alunos envolvidos com atividades de pesquisa nas IES particulares deveriam poder concorrer pelo mérito aos editais de fomento à pesquisa com recursos públicos. Felizmente, aqui na Bahia, os editais da FAPESB, nossa agência de fomento em C,T&I concentram-se na avaliação da qualidade da pesquisa a ser financiada, não discriminando a personalidade jurídica da IES.

A partir de que período (semestre) os estudantes podem começar a fazer pesquisa?

O estudante pode começar a pesquisar desde o seu ingresso na instituição. Para isso, precisa identificar um tema de interesse e um orientador. Em geral, os dois primeiros semestres na instituição permitirão ao aluno conhecer melhor as áreas de pesquisa e os professores/pesquisadores disponíveis para orientação. Em algumas áreas do conhecimento, pode ainda ser necessário atender primeiro a alguns pré-requisitos antes de poder se engajar num projeto de pesquisa, como, por exemplo, ter cursado previamente uma ou outra disciplina com práticas laboratoriais.

Entrar ou incentivar a formação de grupos de estudos é uma boa iniciativa para os estudantes e para a instituição?

Sim. A pesquisa moderna é feita em equipe e cada vez mais com o viés multidisciplinar, de modo que o incentivo à prática de estudos em grupos multidisciplinares tende a ser muito proveitosa. Produzir conhecimento (pesquisa científica) é essencial para uma faculdade se transformar em universidade.

Em Salvador, poucas IES privadas conseguiram tal fato. Como o senhor analisa essa situação e qual a importância de uma faculdade se reconhecida como universidade?

Para ser reconhecida como universidade, uma instituição de ensino superior deve desenvolver atividades de pesquisa e de formação em nível de mestrado e doutorado. Isso exige investimentos em termos de recursos humanos qualificados ( e.g., doutores) e de infra-estrutura que não são custeados pelas mensalidades dos alunos. Portanto, além do aporte inicial de recursos próprios, é fundamental que a instituição invista em parcerias com empresas e organizações interessadas nos mestres e doutores que ela formará, bem como nos resultados de suas pesquisas.

Além disso, conforme dissemos anteriormente, continua sendo importante para a sustentabilidade das atividades de pesquisa no Brasil, o apoio das agências de fomento governamentais em nível local, regional e nacional. Como universidade, a Unifacs pode contribuir para o desenvolvimento crescente da produção científica e tecnológica do Brasil e da nossa região, um requisito básico para a inserção na moderna economia mundial de base tecnológica, que constitui a infra-estrutura da Sociedade do Conhecimento.

Por outro lado, a Unifacs entende também que as sua atividades de pesquisa e de Iniciação Científica proporcionam um horizonte mais amplo para a formação individual dos seus alunos ao agregar valores associados ao método científico vivenciado, tais como: capacidade de organização, espírito crítico e criatividade, fatores estes que podem ser diferenciais competitivos e bastante benéficos para qualquer profissão.

24 comentários:

Léo Marques disse...

Realmente pude perceber em meus anos universitários a baixa quantidade de grupos de pesquisas na faculdade que estudei.
Acho que o estudante não deve apenas absorver o que os professores dizem, mas produzir conhecimento, pensar na prática como aquelas informações aprendidas podem ser aplicadas e pensandas dentro de uma realidade.
Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

london dating [url=http://loveepicentre.com/]desire easy discreet couples dating encounter female finding fun lost[/url] online dating emails http://loveepicentre.com/ speed dating in suffolk county

Anônimo disse...

penis fencing [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/antidepressivo---anti-ansia.htm]antidepressivo anti ansia[/url] health related funding opportunities http://usadrugstoretoday.com/products/doxazosin.htm diabetes during hotel http://usadrugstoretoday.com/products/prevacid.htm
lung cancer chemotherapy irradiated blood [url=http://usadrugstoretoday.com/products/combivent.htm]combivent[/url] blood gang hand symbols [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cleocin.htm]the new york school for medical and dental assistants reviewed[/url]

Anônimo disse...

spherios medical center employment [url=http://usadrugstoretoday.com/products/retin-a-0-05-.htm]Buy Retin-A 0.05% Low prices, side effects, interactions[/url] social psychology affecting depression http://usadrugstoretoday.com/products/tulasi.htm drug list with side effects http://usadrugstoretoday.com/products/accutane.htm
anthem individual health care programs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/flovent.htm]flovent[/url] homeopathic treatment for genital herpes [url=http://usadrugstoretoday.com/products/purinethol.htm]impac medical systems[/url]

Anônimo disse...

college auto accessories http://automoblog.in/motors/emmick-motors-in-new-york mercedes demo
[url=http://automoblog.in/motor-com/ford-motor-company-a-plan]sullivan brothers dodge[/url] mercedes g wagen [url=http://automoblog.in/motor-co/motor-sizes]motor sizes[/url]
value of 1964 mercedes benz http://automoblog.in/motor-com/ford-motor-company-a-plan
[url=http://automoblog.in/smart/smart-ftp-download]mercedes dragon[/url] mercedes w123 euro headlights [url=http://automoblog.in/oldsmobile]oldsmobile[/url]
mazda auto dealers oklahoma city http://automoblog.in/moto/moto-gp-head-to-head-torrent
[url=http://automoblog.in/romeo/new-alfa-romeo]wards auto records book[/url] jad racing [url=http://automoblog.in/triumph/triumph-home-heatlh-care-garland]triumph home heatlh care garland[/url]

Anônimo disse...

how to get out of an auto loan http://latestcarnews.in/opel/opel-appetite-suppresant honda automobile award
[url=http://latestcarnews.in/lexus/veracruz-vs-lexus-rx350]cloquet mn auto dealers[/url] mercedes suck [url=http://latestcarnews.in/racing/buy-ski-doo-snow-x-racing-ps2]buy ski doo snow x racing ps2[/url]
xp auto logon http://latestcarnews.in/volvo/volvo-penta-engine-manual
[url=http://latestcarnews.in/peugeot]auto vapor fuel[/url] cerritos auto aquare [url=http://latestcarnews.in/motors/general-motors-complaint-company]general motors complaint company[/url]
brown automobile paint http://latestcarnews.in/peugeot/peugeot-306-spares
[url=http://latestcarnews.in/lancia/dunlop-brake-lancia-fulvia]mercedes 811[/url] mercedes branch [url=http://latestcarnews.in/smart/keygen-active-smart]keygen active smart[/url]

Anônimo disse...

fashionable wide fitting shoes http://topcitystyle.com/richmond-women-brand18.html toddler winter or fall clothes [url=http://topcitystyle.com/diesel-men-brand37.html]bcbg shoes[/url] kleiner perkins
http://topcitystyle.com/3-6-month-new-size40.html shoes omg shoes [url=http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=1895]girls clothes for men[/url]

Anônimo disse...

sexy maternity clothes http://topcitystyle.com/xxl-classic-size8.html fashion institute of design [url=http://topcitystyle.com/s-outwear-size10.html]hawkeshead clothes[/url] where to purchase designer brnd worth
http://topcitystyle.com/men-page101.html designer dogs [url=http://topcitystyle.com/khaki-women-apos-s-long-sleeve-tops-color28.html]rohde shoes[/url]

Anônimo disse...

johnson and murphy shoes http://topcitystyle.com/red-beige-women-color42.html australia fashions [url=http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=1715]quotes on big shoes to fill[/url] reiker shoes
http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=2025 spanish clothes in english [url=http://topcitystyle.com/efor-brand110.html]spa style clothes hamper[/url]

Anônimo disse...

cheapbaby girl clothes http://topcitystyle.com/cappalo-pullover-brand79.html klein pump trucks [url=http://topcitystyle.com/faq.html]conklin fashions[/url] interior designer
http://topcitystyle.com/45-on-sale-size51.html designer knock off bags [url=http://topcitystyle.com/-dress-shirts-versace-category5.html]cheap clothes for toddler boys[/url]

Anônimo disse...

forced anal dildo http://xwe.in/teen-ass/alicia-silverstone-ass
[url=http://xwe.in/thong/thong-slipped]free real player porn video[/url] dildo ass fuck sex spank [url=http://xwe.in/handjob/medical-exam-handjob-story]medical exam handjob story[/url]
hentai simgirls http://xwe.in/bdsm/bdsm-dungoens
[url=http://xwe.in/archive-adult/adult-entertainment-video-enterprise]cody milo porn[/url] sneha latest sexy gallery [url=http://xwe.in/blow/big-tits-big-cock-sucker-blow-job-daphne]big tits big cock sucker blow job daphne[/url]
cartoon anal http://xwe.in/shemales/skirt-up-panties-down-butt-bang-shemales
[url=http://xwe.in/teen-ass/tight-ass-thongs]extreme dildo free video[/url] adult stores in gosport [url=http://xwe.in/girl-anal/anal-facials]anal facials[/url]
hardcore lesbo dildo sex videos lesbo dildo videos http://xwe.in/condom/condom-machine-condoms
[url=http://xwe.in/ass-video/joelle-teasing-with-her-ass]free online videos adult[/url] adult chat transex [url=http://xwe.in/gay-anal/gay-picture-slide-show]gay picture slide show[/url]

Anônimo disse...

meindl shoes http://www.thefashionhouse.us/bluish-grey-versace-color113.html formal gown designers [url=http://www.thefashionhouse.us/hugo-boss-shirts-brand34.html]crepe soled shoes[/url] trendy maternity clothes
http://www.thefashionhouse.us/river-island-brand59.html ann taylor shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/roberto-cavalli-women-s-tops-brand7.html]design your own basketball shoes[/url]

Anônimo disse...

do middelage worm like natural penis [url=http://usadrugstoretoday.com/products/sublingual-viagra.htm]sublingual viagra[/url] cumin health benefits http://usadrugstoretoday.com/products/femcare.htm
corona dental care [url=http://usadrugstoretoday.com/products/viagrx.htm]viagrx[/url] buy cialis [url=http://usadrugstoretoday.com/products/roxithromycin.htm ]essays on shaken baby syndrome [/url] fermentation bacteria
teenage consumer health [url=http://usadrugstoretoday.com/products/trental.htm]trental[/url] calcium interferes with vitamin e absorption http://usadrugstoretoday.com/products/risperdal.htm
consequences of negative drugs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/differin.htm]differin[/url] medical supply store new york [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ayurslim.htm ]risk analysis and medical device [/url] disposable plastic inter dental brushes

Anônimo disse...

lyrics dreaming with a broken heart [url=http://usadrugstoretoday.com/products/clarinex.htm]clarinex[/url] recessed medicine cabinet mirror http://usadrugstoretoday.com/products/actonel.htm
vaginal yeast infection pregnancy [url=http://usadrugstoretoday.com/products/zelnorm.htm]zelnorm[/url] staph infections shoulder neck pain pneumonia urinary tract [url=http://usadrugstoretoday.com/products/accupril.htm ]goji and diabetes [/url] diagram of blood circulat
urinary tract infection speacialist [url=http://usadrugstoretoday.com/products/menopause-gum.htm]menopause gum[/url] bloomingdale medical associates in riverview florida http://usadrugstoretoday.com/products/augmentin.htm
sleeping gang bang sleeping vids [url=http://usadrugstoretoday.com/products/abilify.htm]abilify[/url] vitamin d lupus [url=http://usadrugstoretoday.com/products/differin.htm ]wholesale mineral tack [/url] diet pill disclaimers good diet exercise

Anônimo disse...

mosers shoes in peoria il http://www.thefashionhouse.us/black-silver-dolce-amp-gabbana-color111.html grazia shoes wedding [url=http://www.thefashionhouse.us/la-martina-sweaters-brand27.html]movies featuring porn star erica lauren[/url] most expensive volley ball shoes
http://www.thefashionhouse.us/xxxl-club-wear-size52.html dog shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/-sandals-men-category103.html]photoes of chanel[/url]

Anônimo disse...

define drug use [url=http://usadrugstoretoday.com/products/wellbutrin-sr.htm]wellbutrin sr[/url] social anxiety disorder treatment questions http://usadrugstoretoday.com/products/premarin.htm
primary health care transition fund projects [url=http://usadrugstoretoday.com/catalogue/k.htm]Buy generic and brand medications[/url] matino medical [url=http://usadrugstoretoday.com/products/diabecon.htm ]uop dental school [/url] group 0 and blood sickling
antihistamines and hypertension [url=http://usadrugstoretoday.com/products/antabuse.htm]antabuse[/url] level of creatinine in hypertension and cardiovascular http://usadrugstoretoday.com/testimonials.htm
child sleeping bag sets [url=http://usadrugstoretoday.com/products/bactroban.htm]bactroban[/url] ameican heart association [url=http://usadrugstoretoday.com/products/amoxil.htm ]randomized controlled phyllodes breast 2003 [/url] healthy carbohydrates

Anônimo disse...

is it ok to take calcium and magnesium together [url=http://usadrugstoretoday.com/products/hangover-helper.htm]hangover helper[/url] kumbacha tea http://usadrugstoretoday.com/products/diflucan.htm
de clerc jersey drug addiction [url=http://usadrugstoretoday.com/products/imuran.htm]imuran[/url] is it safe to have an mri with a non removable dental appliance [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-alergica-y-el-asma.htm ]occupational health and safety technician [/url] geary drug
medical physicist california [url=http://usadrugstoretoday.com/products/minocin.htm]minocin[/url] sacramento breast lift http://usadrugstoretoday.com/products/urispas.htm
msn and the us department of health and human services [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cefadroxil.htm]cefadroxil[/url] juvineille diabetes [url=http://usadrugstoretoday.com/products/flomax.htm ]breast expansion flash game [/url] young erection

Anônimo disse...

tropicanna hotel and casino atlantic city http://xwn.in/betting mega millions lottery winners
[url=http://xwn.in/online-casino_pennsylvania-casino-exile-lebanon]pogo ez win bingo[/url] internet casino gambling [url=http://xwn.in/jokers_six-jokers-cards]six jokers cards[/url]
casinos niagra falls http://xwn.in/slots_reel-king-slots
[url=http://xwn.in/baccarat_baccarat-language-nl]cheats for nj instant lottery[/url] what are the betting spread for the nfl [url=http://xwn.in/keno_keno-on-land-trusts]keno on land trusts[/url]
free sign up bonus casinos http://xwn.in/online-casino_beau-rivage-casino-hotel gambling in illinois [url=http://xwn.in/roulette_roulette-casino-game-game-bonus]roulette casino game game bonus[/url]

Anônimo disse...

ann klein felder shoes on sale http://luxefashion.us/-jeans-cut-pants-men-category27.html sas shoes direct [url=http://luxefashion.us/burberry-long-sleeve-striped-dress-shirt-for--item2444.html]polo ralph lauren shirts[/url] jay scott lighting designer
http://luxefashion.us/-tank-tops-dolce-amp-gabbana-category76.html laurentian university sudbury [url=http://luxefashion.us/green-white-v-neck-color184.html]kleinfield bridal[/url]

Anônimo disse...

segregation in movie theaters in 1940s in trenton new jersey [url=http://moviestrawberry.com/films/film_cradle_2_the_grave/]cradle 2 the grave[/url] name of old comedy movie featuring women robbing mall http://moviestrawberry.com/films/film_chitty_chitty_bang_bang/ up the down staircase movie script
omagh movie peter weir [url=http://moviestrawberry.com/films/film_see_arnold_run/]see arnold run[/url] alien aliens facehugger movie props http://moviestrawberry.com/films/film_3_godfathers/ movie thirteen ending
racq movie tickets [url=http://moviestrawberry.com/films/film_diary_of_the_dead/]diary of the dead[/url] gone with the wind movie trailer
free amazing grace movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_america_s_got_talent/]america s got talent[/url] rave movie tickets http://moviestrawberry.com/films/film_kill_switch/ adult movie long free
corporate movie mehta group launches drink [url=http://moviestrawberry.com/films/film_hannah_takes_the_stairs/]hannah takes the stairs[/url] cream pie movie http://moviestrawberry.com/films/film_offspring/ blanchester ohio movie thesrter

Anônimo disse...

thundercats the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_ultimate_avengers/]ultimate avengers[/url] key west movie theatre http://moviestrawberry.com/films/film_the_thirteenth_floor/ find an actor by their name in the movie
movie et release [url=http://moviestrawberry.com/films/film_how_high/]how high[/url] story of a beautiful mind movie http://moviestrawberry.com/films/film_daredevil/ free movie clips to teach students on government interaction
new star trek movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_beginning_of_the_end/]beginning of the end[/url] meet the robinsons movie
game boy cheats bratz the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_penelope/]penelope[/url] mature movie galleris http://moviestrawberry.com/films/film_it_happened_on_fifth_avenue/ free gay movie websites
the pacifier movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_gabriel/]gabriel[/url] gi joe movie rotten tomatoes http://moviestrawberry.com/films/film_the_adventures_of_baron_munchausen/ free exlusive movie galleries

Anônimo disse...

movie theaters in camp hill [url=http://moviestrawberry.com/films/film_father_s_week_end/]father s week end[/url] milwaukee movie theatres http://moviestrawberry.com/films/film_catacombs/ the incident movie
avp 2 movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_death_before_dishonor/]death before dishonor[/url] unproduced movie scripts http://moviestrawberry.com/hqmoviesbyyear/year_2003_high-quality-movies/?page=5 sex movie megaupload
monkey trouble movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_assault_on_precinct_13_70/]assault on precinct 13 70[/url] download subtitle for the movie candyman
twilight zone movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_incognito/]incognito[/url] new christian movie http://moviestrawberry.com/films/film_stark_raving_mad/ speed racer movie car
deepthroat movie wikipedia [url=http://moviestrawberry.com/films/film_his_musical_career/]his musical career[/url] fetish movie http://moviestrawberry.com/hqmoviesbyyear/year_2008_high-quality-movies/?page=16 not another gay movie

Anônimo disse...

king of 300 movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_immer_nie_am_meer/]immer nie am meer[/url] movie the hills have eyes http://moviestrawberry.com/films/film_kemper/ is a movie in quotes or underlined
friday the 13th movie trivia [url=http://moviestrawberry.com/films/film_color_of_night/]color of night[/url] arabic adult movie http://moviestrawberry.com/films/film_taken/ branford movie theaters
northanger abbey movie review [url=http://moviestrawberry.com/films/film_astrix_et_les_vikings/]astrix et les vikings[/url] free halloween movie sheet music
what women want movie therapist [url=http://moviestrawberry.com/films/film_blank_check/]blank check[/url] a funeral and a death movie http://moviestrawberry.com/films/film_porkys_ii_the_next_day/ mr big dicks movie sample
movie listings in clarksville tn [url=http://moviestrawberry.com/films/film_jack_jack_attack/]jack jack attack[/url] chloe 18 teen topanga movie http://moviestrawberry.com/films/film_hellraiser_hellworld/ how to import movie dvd to hard drive

Anônimo disse...

teen lesbian movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_dukes_of_hazzard/]the dukes of hazzard[/url] nude movie photos anne hathaway http://moviestrawberry.com/films/film_christmas_in_connecticut/ puppy love movie
movie flood [url=http://moviestrawberry.com/films/film_nova/]nova[/url] free movie clips of teen girls naked http://moviestrawberry.com/films/film_12_01/ famouse movie address
interpretation of the movie nostradamus [url=http://moviestrawberry.com/films/film_ice_age_the_meltdown/]ice age the meltdown[/url] download free lotia movie
watch pokemon movie online [url=http://moviestrawberry.com/films/film_against_all_flags/]against all flags[/url] naked housewives movie http://moviestrawberry.com/films/film_caccia_alla_volpe/ mash movie
simon weisenthal movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_cloudy_with_a_chance_of_meatballs/]cloudy with a chance of meatballs[/url] animated movie screen http://moviestrawberry.com/hqmoviesbyyear/year_1993_high-quality-movies/?page=1 santikos san antonio movie time