quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Universitários protestam contra a adesão da Ufba ao Reuni

O grupo de estudantes que ocupa a Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), há 18 dias, hoje à tarde encorporou mais membros. Agora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que chegaram local, no Canela, acompanhados por cerca de 150 estudantes. O motivo da adesão é a votação sobre a inclusão da universidade no Reuni, que acontece amanhã às 8h, no auditório da Faculdade de Direito da Ufba, no Pelourinho.

Segundo matéria publicada em A TARDE, "o DCE, a princípio a favor do Reuni, foi obrigado a aderir ao movimento de ocupação da reitoria devido a uma assembléia geral dos estudantes realizada na manhã desta quinta, na Faculdade de Direito da Ufba. A deliberação foi incisiva: a maioria votou contra a adesão ao Reuni e o DCE foi submetido a esta decisão. As atividades no prédio da reitoria funcionam normalmente".

Vídeo mostra ocupação da reitoria da Ufba


Estudantes realizam nova manifestação em Salvador

Por Wesley Sobrinho, da Agência A TARDE

Alunos de vários colégios se uniram na manhã desta quinta-feira, 18, para realizar uma caminhada em protesto pelas ruas de Salvador. Um grupo de estudantes partiu do Colégio Central, pela Avenida Joana Angélica, e está nesse momento na Praça da Piedade. Um segundo grupo estava concentrado na Avenida Sete, mas já partiu para a mesma praça. Juntos, os manifestantes seguem em direção à Praça Municipal.

Há duas semanas (quinta-feira, 4), um protesto foi realizado pelos mesmos manifestantes. Eles reivindicavam a redução no valor de
recarga do SalvadorCard de R$ 24 para R$ 4, validade indeterminada dos créditos, redução no valor da tarifa de ônibus e instalação do Vale Transporte Eletrônico (VTE) nos transportes complementares. A manifestação, que acontece neste momento, sustenta os mesmos ideais. As informações são da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET).

Fonte:
A TARDE

Uneb realiza workshop sobre jogos digitais educacionais

Evento reúne especialistas brasileiros em workshop sobre o desenvolvimento de jogos digitais educacionais no Nordeste. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Jogos digitais educacionais será tema do workshop Jogos Digitais no Nordeste – Mapeando possibilidades, promovido pelo departamento de Educação da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais. A idéia do evento é incentivar e fortalecer as ações na área de desenvolvimento de jogos digitais voltados para o campo educacional.

Sob coordenação da professora Lynn Alves, referência na temática, o evento vai acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório Jurandir Oliveira, também no Campus I, em Salvador. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na
internet.

De acordo com a coordenadora, o workshop pretende mapear os grupos locais de interesse, discutir e apresentar possibilidades de projetos a curto, médio e longo prazo e reunir as diversas inteligências na área para que a região nordeste possa fortalecer suas pesquisas.

Participam do evento nomes como o do cineasta e diretor do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), José Araripe Júnior; dos pesquisadores Filomena Moita, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Esteban Clua, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Geber Ramalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marco Simões (UNEB).

O público-alvo é formado por estudantes, graduados e pós-graduandos que se interessem pelas pesquisas e práticas nessa área.