segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Últimos dias para se inscrever no Programa Salvador Cidade das Letras


Os interessados em participar do processo seletivo para o Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em parceria com o Ministério da Educação, devem se apressar. As inscrições só poderão ser realizadas até o dia 20 desse mês, na sede do Serviço Municipal Intermediação de Mão-de-obra (Simm), na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Segundo informações do Smec, foram cadastrados, até o momento, 2.250 alfabetizadores. Mas ainda restam 1.800 vagas. Os candidatos às vagas devem ter ensino médio completo, comprovar experiência em sala de aula, apresentar um comprovante de residência e uma foto 3x4. Os educadores são responsáveis por ensinar a ler, escrever e calcular, como também devem formar uma turma de 15 a 25 alunos.

Para que esses professores atendam essa demanda, de acordo com a Smec “serão capacitados através de cursos com 60 horas, durante 2 semanas, para que tenham uma aproximação com o material a ser utilizado e a metodologia de ensino a ser aplicada para esse público”. A Smec oferece uma bolsa-auxílio mensal de R$ 200,00 e o educador cumprirá uma carga horária de 12 horas semanais durante 8 meses.

Maiores informações pelo tel.: 0800-285-3111.

Estudantes do município incentivados a ler

O projeto Ano Municipal da Leitura tem mais um evento confirmado para esse mês: trata-se de uma aula aberta sobre literatura e história, no dia 23, na Praça Thomé de Souza (Centro da cidade), às 14h.

Estudantes da rede municipal de ensino de Salvador serão encaminhados a uma instituição do centro histórico (Pelourinho), acompanhados por guias do projeto Trilha Jovem do Instituto Hospitalidade.

Todo o esforço terá como objetivo, segundo os organizadores, promover o interesse pela leitura e pelas obras literárias entre os alunos. Haverá ainda distribuição de livros e revistas para os presentes. O projeto segue até o final do ano.

O Ano Municipal da Leitura foi instituído através da Lei 7.097/2006, de autoria da vereadora Olívia Santana e sancionada pelo prefeito João Henrique no mesmo ano.

Professores acusam Wagner de descaso



Por Josiane Schulz


A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) publicou ontem manifesto acusando o governador Jaques Wagner (PT) de descaso com a educação no Estado. De acordo com o texto, a greve da categoria, que durou 77 dias, foi provocada pela “intransigência e pelo descaso do governo Wagner”.

Quatro mil professores das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb, em Vitória da Conquista) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estavam em greve desde 28 de maio e só voltaram às aulas na última terça-feira, após acerto de que os dois meses de salários cortados fossem pagos, o que ocorreu anteontem.

“Foram 77 dias que mostraram que o governo usa as mesmas práticas dos anteriores. Tivemos os salários cortados, o que é um desrespeito ao direito de greve, o governo recuou em negociações que já haviam avançado e em reivindicações que precisavam apenas de boa vontade para serem atendidas”, dispara Maslowa Freitas, coordenadora da Adufs.

Uma das principais críticas dos professores refere-se à escassez de recursos às instituições no orçamento para 2008. De acordo com Maslowa, até 2007 foram destinados às quatro universidades estaduais – Uneb, Uefs, Uesb e Uesc (Ilhéus) – no total, por ano, 4% da Receita Líquida de Impostos (RLI), o que representa cerca de R$ 390 milhões.

Fonte: A Tarde