sábado, 11 de agosto de 2007

Enem: um passaporte para o ensino superior



Juracy dos Anjos
Léo Marques


A contagem regressiva já começou. Com a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) batendo à porta, o estudante que não quer se dar mal na avaliação deve se programar. O exame, que neste ano completa 10 anos, está marcado para 26 deste mês.

Para ter um bom desempenho, o professor de física do curso pré-vestibular Interseção, Humberto Prates, orienta que, por ser uma prova que focaliza habilidades como interpretação e raciocínio lógico, “o aluno deve aproveitar os últimos momentos para se manter informado sobre o que acontece no mundo”.

A professora do ensino médio e a doutoranda Neise Mari diz que interdisciplinaridade é uma palavra chave para compreender as questões trabalhadas no exame do Ministério da Educação (MEC). Ela ressalta que a atual prova que avalia o ensino médio brasileiro permite ao estudante visualizar os conteúdos de forma conjunta.

"Essas questões revelam uma abordagem contextualizada cuja essência dos conteúdos é pinçada do cotidiano, exigindo que o estudante demonstre habilidade para associar os conhecimentos adquiridos na sala de aula com a realidade prática", analisa.

Já a supervisora pedagógica da 3ª série do ensino médio do Colégio Anchieta, Nadja Valente, recomenda que o estudante busque provas anteriores para exercitar. Ela sugere também que os alunos mantenham uma alimentação saudável e usem roupas mais confortáveis no dia do exame.

Para o estudante Rafael Mata, melhor aluno no Enem em 2006, o exame serviu como um teste inicial para medir seus conhecimentos. “Para mim, um bom resultado no Enem garantiria bons resultados no vestibular”, comenta. Rafael faz, hoje, Engenharia Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – uma das escolas de ensino superior mais concorridas do País.


Este ano, a Bahia ficou em terceiro lugar em número de inscritos no Enem, chegando a 336.301 mil. Esse valor foi 14% menor do que no ano passado. São Paulo e Minas Gerais ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Em todo o Brasil foram mais de 3,5 milhões de inscritos.

Para concluir, o professor Humberto destaca que, ao comemorar 10 anos, o Enem, criado pelo Ministério da Educação em 1997, cumpre bem seu papel. Ele acrescenta, no entanto, que a prova “poderia cobrar uma pouco mais de conteúdo para poder avaliar melhor as escolas e alunos”.

FIQUE ATENTO - Muitas instituições privadas de ensino superior na Bahia substituem, total ou parcialmente, a prova tradicional do vestibular pelo Enem. No último processo seletivo da Universidade Salvador (Unifacs), por exemplo, foram reservados 80% das vagas aos candidatos à graduação que fizeram o exame. Confira as demais universidades e faculdades que utilizam a avaliação no processo seletivo no site do Inep.

PROVA - Os estudantes devem ficar atentos quanto ao horário de abertura e fechamento dos portões que dão acesso aos locais de prova. Segundo o MEC, eles serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h55, pontualmente. Portanto, os candidatos devem chegar ao local com uma hora de antecedência para evitar transtornos. O início dos exames será às 13h, com o termino às 18h (horário de Brasília).

O QUE LEVAR? Original do documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta preta, lápis e borracha.

Projeto Ufba Reuni abre consulta pública

Quem tem interesse em acompanhar a mais nova versão do anteprojeto do Plano de Expansão e Reestruturação da Arquitetura Curricular na Universidade Federal da Bahia (Ufba) já pode acessar o documento no portal da universidade. O documento já está ajustado ao Decreto 6.096, do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Segundo o site da instituição, “a divulgação do documento, em terceira consulta pública através das listas eletrônicas da Ufba, tem a finalidade de contribuir para a continuidade de um trabalho em progresso”.

O site informa, ainda, que a versão atual acolhe críticas e incorpora recomendações das seguintes consultas públicas: versão 1.5 do documento (de 26 de fevereiro a 9 de março de 2007; e versão 2.2 do documento (de 25 de abril a 15 de maio). Todas as consultas foram realizadas durante esse ano.

Educadores, estudantes e os demais interessados na temática podem também encontrar, no portal da universidade, o Termo de Referência do citado documento. Nele, pode deixar críticas e sugestões, a serem encaminhadas por escrito à Comissão Técnica do Projeto, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Ufba, no Campus Canela.

Existe a opção ainda de enviar por e-mail: ufbanova@ufba.br e proplad@ufba.br”. O prazo para recebimento de sugestões vai ater o dia 19 de agosto.

*com informações do site da Ufba