segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Ufba é a primeira universidade do Nordeste a aderir ao Reuni

O Reitor da Ufba, Naomar Almeida, apresentou à imprensa e a deputados federais, a proposta de inclusão da instituição no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Com a adesão, haverá ampliação do número de vagas e a construção de um novo pavimento na universidade.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é a primeira instituição de ensino superior do Nordeste a confirmar sua inclusão no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado pelo Ministério da Educação (MEC). A confirmação da universidade no programa foi feita, na manhã desta de segunda-feira (15), pelo Reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida.

A proposta da Ufba, apresenta à imprensa e a deputados federais, estabelece mudanças, a serem cumpridas até 2012, como a ampliação exponencial do número de vagas (2.530 noturnas e 2.536 diurnas), criação de 35 novos cursos, construção de pavilhão de aulas, reformas de residências universitárias, dentre outras. As primeiras alterações, segundo o reitor, estão programadas para o início do próximo ano.

O decreto federal nº 6096, que instituiu o Reuni este ano, tem como meta ampliar o acesso e permanência dos estudantes na educação superior e estabelece disponibilização de recursos de um fundo para investimentos. Nos próximos quatro anos, R$ 2 bilhões serão destinados às universidades federais.

Outras universidades - Segundo o Ministério da Educação, além da federal do Tocantins, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovou, no último final de semana, a adesão ao Reuni. Por causa da adesão, nos próximos dois anos, os cursos de mestrado passarão de 26 para 30, e os de doutorado de oito para dez. Até o dia 29 de outubro as 18 unidades da Ufam devem apresentar seus projetos ao MEC, com propostas de criação de cursos e aumento do número de vagas.


No início do mês, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Tocantins (UFT) havia aprovado, por unanimidade, a proposta de adesão ao Plano. No estado do Amazonas, o debate sobre o Reuni durou oito meses.

Reuni — Até o próximo dia 29, as universidades federais podem apresentar suas propostas de reestruturação e expansão para o programa. A adesão ao programa é voluntária. Os projetos devem prever investimento em custeio, contratação de pessoal, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, construção e recuperação de instalações físicas das instituições.


Um comentário:

Tiago Enriquez disse...

Olá, Juracy. Estou achado a matéria muito oficial. Cadê os protestos contra o Reuni. Você tem acompanhando as notícias pelo jornal?