sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Aprovação de adesão da UFBA ao Reuni vira confusão

Por Tássia Novaes, do A TARDE

A adesão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ao Reuni foi aprovada aos berros. O reitor Naomar de Almeida gritava para conduzir a votação, enquanto os estudantes tentavam interromper a tentativa de reunião do Conselho Universitário, na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da Faculdade de Direito.

A votação estava marcada para começar às 8 horas. Mas o reitor tomou posse do microfone, às 8h18, após ouvir várias paródias com relação à posição de parte dos estudantes contra a adesão ao programa do Governo Federal. “Peço que o espaço dos conselheiros seja desocupado”.

Mesmo com o microfone, foi quase impossível entender a fala do reitor. Em meio a confusão, de todo o discurso do dirigente da Ufba, apenas deu para identificar frases como, “Quem é à favor levante a mão? Quem é contrário à adesão?”. E assim foi feita a votação: entre os braços levantados dos protestantes acusando o reitor e os dos conselheiros, o reitor contava quem era contra ou favor.

Fonte: A TARDE

Um comentário:

Anônimo disse...

Conselho Universitário aprova adesão da UFBA ao REUNI; Aprovação foi por aclamação e unanimidade dos votantes

O Conselho Universitário da UFBA (CONSUNI) aprovou ontem (19), durante reunião extraordinária realizada no Auditório Raul Chaves, da Faculdade de Direito, a adesão da Universidade ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Sob a presidência do reitor Naomar de Almeida Filho, o CONSUNI é integrado pelos Diretores das 30 Unidades de Ensino, 4 membros da Administração Central, 10 representantes do corpo discente, 3 da comunidade baiana, 2 do Corpo Discente e 2 dos servidores técnico-administrativos da UFBA, além de um representante do CONSEPE, num total de 52 membros. A reunião foi marcada pelo tumulto provocado pelo grupo de estudantes que ocupam o prédio da Reitoria desde o dia 1.° de outubro, com o propósito de impedir que os conselheiros apreciassem e votassem a medida. Não obstante a tentativa de obstrução, 33 conselheiros garantiram o quorum da reunião. A proposta de adesão foi aprovada por aclamação, proposta por vários Conselheiros e acatada pelo Reitor após sucessivos 27 votos favoráveis à sua aprovação. Nenhum voto contra foi registrado. O Projeto REUNI/UFBA foi elaborado com as contribuições das 26 unidades cujas congregações haviam decidido participar do Programa. Apenas as Faculdades de Medicina e de Educação oficializaram posição contrária à adesão ao Programa. (Fonte: UFBA em Pauta; 20/10/07)